RC Ambiental para Produtos Poluentes

Quando se fala em transporte de produtos poluentes de forma geral, sejam eles químicos, inflamáveis, ou qualquer outro material que possa agredir o meio ambiente, não se pode apenas preocupar-se com o seguro que cubra o prejuízo da carga, pois em caso de acidente, ou até mesmo um vazamento comum, esses produtos possuem um enorme potencial para causar estragos e prejuízos, cujos valores podem ser muito maiores que os valores da carga.

É obvio que existe no Brasil uma legislação que regulamenta o transporte destes produtos, e que o todos os investimentos e cuidados devem ser tomados para se evitar os sinistros, mas quando o inesperado ocorre, o que fazer? Como se proteger dos grandes prejuízos e aborrecimentos?

É exatamente pensando nisto, que quem transporta este tipo de mercadoria, não pode abrir mão da contratação de uma apólice de  seguro RC AMBIENTAL.

SEGURO NÃO SERVE PARA A EMPRESA  RELAXAR

Assim como em qualquer outro tipo de seguro, o RC AMBIENTAL não deve servir para que as empresas negligenciem a forma de transportar seus produtos, pois um sinistro onde haja poluição ou qualquer outra degradação ao meio ambiente, deve ser a todo instante evitado.

DETALHES IMPORTANTES NO SEGURO RC AMBIENTAL.

No seguro RC AMBIENTAL não há cobertura para a carga, pois a mesma deverá estar segurada numa outra apólice.  Se for o transportador, seria o seguro de RCTR-C / RCF-DC e para o embarcador que esteja transportando em veículo própria frota, a carga deve estar segurado na apólice de embarcador.

ATENÇÃO, OS VALORES SEGURADOS DEVEM SER DIFERENTES

Preste muita atenção pois o valor da carga nada tem a ver com a capacidade de prejuízos que uma carga pode ocasionar. Por isso defina bem com seu corretor de seguros especialista, quanto deve ser a importância segurada em casa de sinistros. Existem diversas coberturas e para cada uma deve ser destacada uma verba.

MAS AFINAL, O QUE COBRE O SEGURO RC AMBIENTAL?

Dentre as diversas coberturas, destacamos aqui as principais.

Derrame e/ou vazamento. Este derrame ou vazamento normalmente ocorre no próprio solo, na pista. Mas imagine se ocorrer em lagos, cursos de rios, terras ou numa lavoura? O tratamento pode ser muito complicado. Por isso esta cobertura é importantíssima.

Danos corporais e materiais. Pessoas ou coisas podem ser afetas por um sinistro ambiental.

Contenção, limpeza, preservação e descontaminação: As seguradoras possuem parcerias com empresas especialistas na regulação destes sinistros e no acompanhamento destes trabalhos. Isso ajuda a reduzir as despesas dos sinistros e consequentemente se reflete em benefício para a seguradora e segurado.

Remoção, transporte, tratamento ou destruição de resíduos: De igual forma, as seguradoras possuem parceria com empresas habilitadas, pois esta etapa é bastante complicada e poucas empresas fazem isso. Precisar contratar isso só no momento do sinistro, por não ter seguro,  pode custar muito caro.

Custas judiciais e honorários de advogados:  A ocorrência do sinistro, poderá ocasionar possíveis processos ao segurado, e com certeza ele precisará contratar advogados, além de ter custas judiciais. Esta cobertura serve exatamente para cobrir estas despesas. Importar ficar claro que não se trata de multas, pois multas não estão cobertas.

VANTAGENS DE SE CONTRATAR O SEGURO AMBIENTAL

  • Ação rápida em caso de sinistros através das parcerias das seguradoras.
  •   Proteção à marca da empresa envolvida no sinistro, seja do embarcador ou transportador).
  •   Proteção ao patrimônio da empresa que sofreu com o acidente.
  •   Garantia de que através do tratamento realizado através de empresas especializadas, todos as etapas após a ocorrência do sinistro serão realizadas com segurança e dentro dos protocolos exigidos pelas autoridades competentes, para que o meio ambiente e as pessoas sofram as menores consequência possíveis depois da ocorrência do sinistro.